terça-feira, agosto 28, 2007

O Brasil está exportando biocombustível de café?

O setor de biocombustíveis passa por um momento especial mesmo. Li com grande surpresa no Portal do Agronegócio que os produtores estão exportando até palha de café para gerar energia na Europa. A reportagem da Gazeta Mercantil de 22 de agosto está abaixo na íntegra:

Produtores exportam palha de café para a Holanda

Cafeicultores mineiros criam novas oportunidades na cadeia produtiva através do desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

Os proprietários das fazendas mineiras, Ipanema Coffees, Monte Alegre, Passeio e Alfenas Café, vão transformar 4 mil toneladas de palha de café em pellets, que serão exportadas para a holandesa Essent, uma das maiores usinas termoelétricas daquele país - segundo o presidente da corretora de café Wolthers & Associates, Rasmus Wolthers.

Os pellets da palha de café serão transformados em energia limpa na substituição do carvão mineral. Por ser um país signatário do Protocolo de Kyoto, a Holanda estuda substituir parte do uso de combustível fóssil por fontes alternativas de energia, como a casca do café, cujo teor calorífico equivale a 3,8 mil kcal por quilo.

Trata-se de um projeto piloto formado pela parceria entre a Wolthers & Associates, a mineira Exprinsul, especializada na exportação da commodity, e a ONG holandesa Solidaridad, que começou a ser desenhado em abril. Depois da primeira experiência, a expectativa é embarcar entre 180 e 200 mil toneladas de pellets de café por ano para aquele país, segundo a estimativa de Wolthers.

Nenhum comentário: