quarta-feira, abril 04, 2007

Qual modelo de agricultura o Brasil deve desenvolver?

Na segunda-feira passada (02/04) participei do 1º Seminário GAtec de Gestão Econômica no Agronegócio promovido pela GAtec empresa de software de gestão agroindustrial realizado em SP.

Dentre várias palestras interessantes, uma delas tocou em um assunto que ainda não tinha pensado. O pesquisador José Sidnei Gonçalves do Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo dividiu a agricultura em dois modelos. O primeiro ele chamou de modelo Texano de agricultura que é a agricultura de grande escala com baixa mão-de-obra utilizada por área, como por exemplo, grãos, cana, bovinocultura, entre outros que é altamente desenvolvida no Brasil.

O outro modelo foi classificado por ele como sendo o modelo Californiano que é a produção basicamente de frutas e vegetais com alto valor agregado que aplica mão-de-obra intensiva e muitas atividades de agregação de valor antes da venda do produto.
O pesquisador acredita que o Brasil deve ajudar o desenvolvimento desta agricultura californiana pois existe grandes quantidades de mão-de-obra disponiveis, além de muito sol, terra e água. Ele acredita também que os dois modelos podem co-existir pois a agricultura brasileira é muito grande.

Também tenho as mesmas idéias e a produção agrícola de alto valor agregado pode ainda trazer muita riqueza ao nosso país, somadas às trazidas pelas culturas de grãos, cana e carne melhorarão em muito a qualidade de vida do povo brasileiro.

Observe a tabela abaixo e veja a importância da agricultura californiana com base no Censo da Agricultura de 2002 do USDA.


Nenhum comentário: