terça-feira, abril 17, 2007

Pecuária x Cana

A expansão da lavoura canavieira na região Oeste do Estado de São Paulo e em outras regiões tradicionais na pecuária de carne e de leite, está levantando grandes discussões sobre a permanência ou não dos pecuaristas na operação ou começar a cultivar cana em áreas anteriormente destinadas Às pastagens?

Para ajudar os pecuaristas em sua tomada de decisão, inúmeros pesquisadores têm trabalhado no tema. Um artigo publicado na revista LeiteDPA nº 71 de janeiro de 2007 de autoria de Luiz Gustavo Nussio da ESALQ discute este tema.

A primeira questão levantada é compreender as perspectivas positivas do setor canavieiro e o risco de descaracterização da atividade atual, baseada em sistemas de produção extensiva e de baixa rentabilidade, porém de pequeno risco e conseqüentemente pouco competitiva.

Como o mercado do leite é regulado pelo mercado, cabe ao produtor tomar as decisões dentro da porteira para manter-se competitivo, e a cana podem trazer receitas adicionais, mesmo diante de sua ameaça à atividade pecuária leiteira.

O autor descreve 4 possíveis cenários baseados em manejo intensivo de pastagens no verão e suplementação no inverno com fontes originadas da indústria sucroalcooleira:

a) utilizar no inverno a cana produzida utilizando-se as mesmas técnicas de produção que às das usinas, aumentando assim a produtividade e reduzindo o custo;

b) em áreas de colheita mecanizada, utilizar as pontas das canas para alimentação, porém é necessário maior investimento em pesquisa no sentido de reavaliar a importância nutricional das ponteiras;

c) Utilizar-se dos subprodutos diretos e indiretos como levedura, melaço e bagaço além de se utilizar áreas de reforma com produção de grãos ou oleaginosa a serem utilizadas como ingredientes da ração animal e

d) Uma integração de cana com pecuária utilizando-se de pastagens sob manejo intensivo no verão e suplementação com rações com cana e subprodutos tem conseguido excelentes resultados com rentabilidade aumentada em mais de 100% aos sistemas tradicionais semi-intensivo.

Portanto, a estratégia de conciliação pecuária-cana mostra-se muito promissora com grandes rentabilidades, modificando um pouco a visão bucólica da produção leiteira.

O exemplo a seguir de um produtor de Ituiutaba – MG mostra esta conciliação segundo dados do Sebrae e DPA-Nestlé :


Como resumo podemos citar os seguintes aspectos:

A rápida ocupação de áreas tradicionais da pecuária por cana-de-açúcar tem causado agitação nos pecuaristas;

Existem possibilidades de transformar o receio da vinda da cana em oportunidade real de crescimento da receita da propriedade;

A pressão exercida pela ocupação da cana tem siso motivadora da implementação de programas de gestão e intensificação da pecuária local;

A análise da mudança da estrutura fundiária deve ser analisada com serenidade e positivismo;

A fazenda que souber aproveitar a expansão da cana poderá desfrutar de maior rentabilidade e de uma pecuária modernizada.

Nenhum comentário: