quarta-feira, maio 06, 2009

Produção de palma no Brasil pode ser limitada por pressões ambientais

Na edição de ontem do Commodity News For Tomorrow da Chicago Mercantile Exchange, um artigo sobre a Agropalma, a possível expansão da palma no país e as pressões ambientais, por se tratar de uma produção em bioma amazônico. Traduzi o artigo e coloquei-o abaixo:

Aspectos ambientais impactam expansão da palma no Brasil

Brasil, o segundo maior produtor de soja do mundo, tem identificado a palma como a próxima área de crescimento da agricultura, mas o progresso da expansão tem sido prejudicado por leis ambientais restritas, falta de crédito fácil e uma escassez de sementes, disse um alto executivo do setor nesta terça-feira.

"Para os próximos cinco anos, eu não espero que a área de palma aumente mais do que 10.000 hectares por ano", disse Marcello Amaral Brito, diretor comercial da Agropalma, o maior produtor de palma do Brasil.

Agropalma representa mais de metade da plantação de palma do Brasil e produz perto de 150.000 toneladas de óleo de palma bruto por ano. Brasil tem atualmente cerca de 70.000 hectares de plantações de palma, que produzem cerca de 220.000 toneladas de óleo bruto de palma por ano.

Em comparação, a Indonésia, o maior produtor de palma, tem 7,8 milhões de hectares sob cultivo enquanto que a Malásia, o segundo maior, tem 4,5 milhões de hectares.

O embaixador do Brasil na Malásia Sergio Arruda disse na semana passada, que existe um grande potencial de expansão da palma cultivada com milhões de hectares de terra ociosa disponível no país sul-americano.

O clima na região amazônica do norte do Brasil é adequado ao cultivo da palma e o aumento da produção pode ajudar a resolver a escassez mundial de óleos vegetais no longo prazo. Ela também pode ajudar a atender a crescente demanda de óleos vegetais para executar o programa biodiesel do país, que atualmente funciona com óleo de soja.

"O potencial é enorme, mas, infelizmente, os progressos são lentos", disse Brito, notando que pouco progresso foi feito desde que a cultura foi introduzida no país mais de 30 anos atrás.

No entanto, rigorosas normas ambientais que exigem que novos plantios comerciais no Amazonas sejam rodeados por florestas à razão de 1:4 tornará difícil a expansão, disse Brito.

Desenvolver florestas em terras degradadas e garantir a cobertura florestal em 80% da área total requer grandes somas de dinheiro, disse ele.

Agropalma tem cerca de 50.000 hectares de plantações de palma e mantém uma área florestal de 65.000 hectares, observou Brito.

Apesar de ser maior que muitas pequenas e médias propriedades na Malásia e na Indonésia e ter uma cobertura florestal inferior a 60% da área total, a maior parte disso foi desenvolvida antes de 1999, quando as regras exigiam cobertura florestal de apenas 50% da área plantada comercialmente.

"O Brasil está considerando reverter para a regra pré-1999, mas ao menos que isso aconteça, a expansão da área de palma está limitadas", disse Brito.

Árvores comercialmente viáveis para a produção de madeira podem ser plantadas nas florestas compulsórias em torno da palma, mas as regras que regulamentam o programa no âmbito do Código Florestal Brasileiro são complicados e desencorajam potenciais investidores, ele disse.

Um comentário:

LittleBees Orchids disse...

Oie Marcelo
sou Antonio de China,

Eu gostaria fazer compra de palmeras e importar pra china.

* sabal palm
* Phoenix canariensis Hort EX Chaub

Senor tem algun informacion sobre isso? muito obligado!

Antonio