sexta-feira, janeiro 16, 2009

COSAN processa mais cana do que a Austrália

Que as escalas de produção do nosso agronegócio sucroalcooleiro são enormes isso já sabemos de longa data, mas a notícia abaixo, publicada no Valor de ontem, nos mostra com números esta dimensão:

GRUPO SUPERA AUSTRÁLIA EM MOAGEM DE CANA

Maior processador de cana-de-açúcar do mundo, o grupo Cosan encerrou a safra 2008/09 com uma moagem de 44,2 milhões de toneladas, um incremento de 10% sobre o ciclo 2007/08. Esse volume é superior a toda produção da Austrália - de 36 milhões de toneladas -, o oitavo maior produtor mundial de cana e o terceiro maior exportador global de açúcar, segundo levantamento da Datagro.

A produção de açúcar do grupo nesta safra atingiu 3,267 milhões de toneladas, alta de 3,8%, e a de álcool alcançou 1,717 bilhão de litros, elevação de 16,4% em relação ao ciclo anterior. As exportações de açúcar representam 85% da produção total do grupo e as de álcool cerca de 20%. Com 18 usinas em operação no Estado de São Paulo, o grupo vai colocar este ano em operação sua nova unidade, a de Jataí, instalada em Goiás.

"Essa unidade deverá iniciar a moagem entre o fim de julho e agosto", disse Pedro Mizutani, vice-presidente geral do grupo. Neste primeiro ano de operação, a unidade Jataí deverá processar 600 mil toneladas. Em sua fase final, a expectativa é atingir cerca de 4 milhões de toneladas de cana. Segundo Mizutani, os projetos de outras duas novas usinas (Paraúna e Montividiu), previstos para o sudoeste do Estado, foram adiados temporariamente por conta da crise financeira.

"Decidimos adiar os projetos industriais e estamos reduzindo o ritmo de plantio de cana para essas unidades", disse. Os projetos deverão ser colocados em prática novamente quando as condições de mercado voltarem a ser favoráveis ao setor.

Com faturamento de R$ 2,7 bilhões na temporada 2007/08, o conglomerado mantém firme seus projetos de co-geração de energia a partir do bagaço de cana. A Cosan tem uma capacidade instalada de 740 MW de energia, dos quais cerca de 600 MW podem ser vendidos. Os planos para logística deverão ser concluídos em 2011, por meio da Uniduto, empresa que prevê a construção de alcooduto, e da qual a Cosan é sócia.

O grupo deverá iniciar a colheita da safra 2009/10 a partir de março em algumas unidades da companhia, segundo Mizutani. A expectativa é de que o processamento da matéria-prima aumente entre 5% e 6%, em uma estimativa ainda conservadora.

Nenhum comentário: