quinta-feira, janeiro 29, 2009

Correlação entre mercado automobilístico e mercado de boi?

As vezes as notícias parecem estranhas, mas ao analisarmos um pouco, elas voltam a normalidade. Um bom exemplo disso é a notícia abaixo publicada na Gazeta Mercantil. Ao ler a lista de notícias topei com o estranho título. Minha curiosidade forçou-me a leitura e logo nos primeiros parágrafos percebi a correlação entre os produtos.

Até parece tema do Freakonomics!!!!!!

Venda de carros afeta mercado do boi

Chicago (EUA), 29 de Janeiro de 2009 - Os contratos futuros de gado bovino podem cair ao nível mais baixo desde junho de 2006. Isso poderá ocorrer, em parte, porque a queda no ritmo das vendas de automóveis no país e o colapso ocorrido no mercado de imóveis residenciais dos Estados Unidos estão contribuindo para minar a demanda por couro usado na montagem dos bancos dos carros e em artigos do mobiliário, disse Lane Broadbent, vice-presidente da KIS Futures Inc.

Dados divulgados por aquela empresa de consultoria mostra que os preços do couro de gado bovino já caíram 45% desde o início de outubro do ano passado, superando a queda de 25% na venda de automóveis desde o final de agosto do ano passado em todo o País.

Os contratos futuros de gado bovino na Bolsa Mercantil de Chicago (CBOT) registraram declínio de 19% , desde 29 de agosto de 2008, uma vez que a crise econômica global também contribuiu para conter a demanda por carne bovina e demais produtos derivados, como couro e gorduras, que, entre outros destinos, são usados como matéria-prima para a manufatura de outros produtos como cosméticos e detergentes.

Queda ainda maior

Até o final deste ano, o preço de gado bovino pode cair para 79 centavos de dólar a libra-peso, o mais baixo para um contrato de grande movimento desde 15 de junho de 2006, disse Broadbent. Os contratos futuros de gado bovino para entrega em fevereiro fecharam em 84,4 centavos de dólar a libra-peso em 27 de janeiro.

"Com o atual mau desempenho da economia e as dificuldades na indústria automobilística, a demanda por couro caiu, e isso se refletiu bastante no (preço de) gado bovino", disse Broadbent em uma entrevista por telefone concedida na Cidade de Oklahoma. "Acredito que vai demorar pelo menos um ano" até que a demanda por couro e derivados volte a crescer, acrescentou.

As peles de gado bovino foram negociadas por 2,9 centavos a libra-peso ontem, uma queda em relação aos 5,25 centavos de dólar registrados em 29 de agosto de 2008, segundo mostram dados do Departamento de Agricultura dos EUA. O preço chegou a 2,75 centavos de dólar em dezembro último, o mais baixo desde, pelo menos, janeiro de 1998.

As vendas de automóveis nos EUA em 2008 foram as mais baixas em 16 anos, segundo dados oficiais. As construtoras norte-americanas iniciaram no ano passado o menor número de novos imóveis residenciais desde que esses dados começaram a ser compilados, em 1959, informou em 22 de janeiro o Departamento de Comércio.

Nenhum comentário: