segunda-feira, setembro 08, 2008

Açúcar - De um cenário de excedente para um cenário de déficit

As previsões sobre o mercado de açúcar parecem estar meio confusas como podemos ver na notícia abaixo da Reuters de 05 de setembro encontrada no site Brasil Agro.

De um cenário de excedente de 3,3 milhões de toneladas passamos para um déficit de 3,8 milhões de toneladas. Analisando estes números somente podemos sentar e verificar qual será o real resultado:

KINGSMAN ESTIMA DÉFICIT GLOBAL DE AÇÚCAR DE 3,8 MI T

A corretora e consultoria Kingsman revisou nesta sexta-feira a sua previsão para o balanço global de açúcar na temporada 2008/09, estimando um déficit de 3,8 milhões de t, em relação à previsão anterior de 3,3 milhões de t excedentes em 2008/09.

O escritório da Kingsman, em Lausanne, apontou como motivo da revisão a menor produção dos dois maiores produtores mundiais, Brasil e Índia, e a previsão de aumento do consumo na China e na Índia, o maior consumidor no mundo.

"O tempo úmido, o aumento dos custos de produção, a valorização do real e os preços mais altos do etanol puxaram os números de produção do açúcar para baixo (no Brasil)", afirmou a Kingsman.

"As perspectivas para a temporada 2008/09 na Índia também diminuíram com a tardia monção de chuvas em Maharashtra, que reduziu a produção de cana...", acrescentou.

Kingsman também elevou as previsões de consumo.

"O lado do consumo na equação também rendeu algumas surpresas, com o acréscimo de 1,4 milhões de t ao uso global desde a previsão de maio", declarou a Kingsman. "A China e a Índia estão no topo da lista no aumento do consumo.

"Na semana passada a Organização Internacional de Açúcar, localizada em Londres, previu um déficit mundial no mercado de 3,9 milhões de t em 2008/09, comparado com o excedente de 7,25 milhões em 2007/08.

Nenhum comentário: