domingo, outubro 07, 2007

Segurança alimentar no EUA. O que está acontecendo?

Tivemos nesta semana, três casos de problemas de contaminação em alimentos industrializados por grandes empresas nos EUA.

O primeiro foi divulgado no dia 4 de outubro. Foi o recall de chocolates da Kraft de marca Baker's Premium White Chocolate Baking Squares que estão contaminados pela bactéria Salmonela. A notícia completa está disponível em inglês no site da CNN.

O segundo e terceiro casos são relacionados à carne bovina e foram divulgados no mesmo dia (5 de outubro). O primeiro consiste em hamburguers congelados da marca Topps Meat Co. (maior fabricante) que foram contaminados pela bactéria Escherichia coli que causa problemas gastrointestinais em cerca de 30 pessoas em 8 diferentes estados americanos. A quantidade contaminada é de aproximadamente 10 mil toneladas e foram produzidos na unidade industrial de Elizabeth no estado de New Jersey durante um ano (25 de setembro de 2006 a 25 de setembro de 2007). Trata-se do segundo maior recall da indústria de alimentos nos EUA. Por causa dos impactos financeiros deste recall, a empresa anunciou sua saída do mercado.

No mesmo dia, o Sam's Club da rede Wal-Mart anunciou que estava retirando hamburgures congelado da marca American Chef's Selection Angus Beef da Cargill de suas prateleiras em todo o país devido à investigação por parte de autoridades sanitárias do Estado de Minnesota de contaminação de quatro crianças por E.coli.

A notícia com estes dois casos de contaminação de E.coli encontra-se no site da Newsweek e a do fechamento da Topps Meat no site da CNN.

O interessante é verificarmos o grau de exigência destes mercados com relação aos produtos agroindustriais do Brasil, enquanto no mercado interno ocorrem estes sérios problemas de contaminação.

Nenhum comentário: