quarta-feira, outubro 24, 2007

Onibus a Etanol - Brasil dá outro passo em favor do meio-ambiente

Foi apresentado ontem em São Paulo o ônibus movido a etanol. Uma boa iniciativa na diminuição da poluição dos grandes centros urbanos e na geração de demanda para o nosso etanol. Na sequência, o texto completo da nota publicada no site da Unica:

Unica apóia lançamento do ônibus movido a etanol no país

O presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, e o consultor da entidade, Alfred Szwarc, estiveram presentes no lançamento do projeto BEST, responsável pelo ônibus movido a etanol. O evento, promovido pelo Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) e pelo IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia), também foi acompanhado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; pela secretária de Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena; e pelo presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e coordenador do BEST no Brasil, José Roberto Moreira; entre outros.

O projeto é uma iniciativa do Cenbio e dos parceiros: BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), SPTrans, Marcopolo, Petrobras, Scania e Unica. De acordo com Moreira, o BEST tem como objetivo incentivar o uso do etanol, em substituição ao diesel, no transporte público urbano no Brasil e no mundo.

Durante o evento, após o abastecimento do veículo com etanol, procedeu-se uma volta de apresentação do ônibus, que foi acompanhada por profissionais da mídia e representantes de cidades de outros países que participam do projeto: Nanyang (China), La Spezia (Itália), Estocolmo (Suécia), Somerset (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Rotterdam (Holanda), Madri e País Basco (Espanha). Na coletiva à imprensa, foram levantados temas como preços, rentabilidade do álcool em relação ao diesel e testes com o novo ônibus. Na ocasião, o presidente da Unica afirmou que a entidade está fornecendo o etanol necessário para o projeto e que o uso do biocombustível será benéfico para as cidades que sofrem com a poluição, como São Paulo, já que gera cerca de 80% menos gases poluentes. Jank explicou que, se mil ônibus movidos a diesel fossem substituídos pelos de etanol, o ar deixaria de receber, aproximadamente, 96 mil toneladas de CO2, o equivalente a 15 mil automóveis.

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