A crise do leite abriu novas oportunidades para os produtores de leite fresco. A reportagem de ontem do DCI comenta abaixo este assunto e ao realizar compras ontem no supermercado, também percebi este aumento de demanda ao chegar à prateleira e não encontrar nenhum litro sequer de leite do tipo A.
Bela Vista e Xandô vendem mais leite com crise do longa-vida
A fraude no leite UHT, chamado longa-vida, ocorrida em duas cooperativas mineiras está contribuindo para o aumento das vendas de leite pasteurizado, tradicionalmente vendido em garrafas e saquinhos plásticos.
A Fazenda Bela Vista, líder do mercado de leite pasteurizado, registrou aumento de 15% na demanda esta semana, segundo o diretor comercial da empresa, Paulo Passarini.
A Xandô, marca de leite pasteurizado produzido na Fazenda Colorado, de Araras (SP), aumentou em até 40% as vendas esta semana, informou Carlos Alberto Basetti, diretor da empresa.
"Não estamos dando conta de atender os pedidos. Pena que é um período sazonal", afirma.
Por ter um prazo de validade menor -sete dias-, o leite pasteurizado perdeu mercado para o UHT, que permite armazenamento de até seis meses. Além disso, o preço é até 20% superior. Com isso, atualmente, a versão longa-vida detém 76% do mercado de leites do País, segundo a Associação Brasileira do Leite Longa-Vida (ABLV).
A expectativa da direção da Xandô é que parte dos consumidores que optarem, neste momento, pelo leite pasteurizado, continuem comprando o produto mesmo com o fim das notícias sobre as irregularidades encontradas em duas cooperativas mineiras. A líder do mercado informa que o leite longa-vida não afeta o resultado da Bela Vista. A empresa espera crescer este ano 10%, impulsionada pela melhora na distribuição e pela variedade de derivados lácteos que oferece.
Além disso, segundo o diretor da Bela Vista, a empresa possui um sistema de entregas em domicílio que concorre com a praticidade do longa-vida. "Fazemos entregas até três vezes por semana sem valor mínimo pedido", afirma Passarini.
A Xandô e a Bela Vista produzem leite pasteurizado tipo A, classificação que é dada de acordo com práticas de produção. Os leites A são produzidos, processados e embalados na mesma empresa.
Longa-vida
No caso das vendas de leite longa-vida, segundo a direção da ABLV, até o momento as vendas estão normais. "Ainda é cedo para avaliarmos o impacto registrado no comércio de lácteos em função das notícias veiculadas na imprensa.
Mas o mercado de leite longa-vida é muito consolidado e não deve ter sido afetado significativamente", afirma o diretor executivo da associação, Nilson Muniz. A ABLV representa 30 empresas do setor lácteo, que respondem por 80% do mercado de leite longa vida.
Bela Vista e Xandô vendem mais leite com crise do longa-vida
A fraude no leite UHT, chamado longa-vida, ocorrida em duas cooperativas mineiras está contribuindo para o aumento das vendas de leite pasteurizado, tradicionalmente vendido em garrafas e saquinhos plásticos.
A Fazenda Bela Vista, líder do mercado de leite pasteurizado, registrou aumento de 15% na demanda esta semana, segundo o diretor comercial da empresa, Paulo Passarini.
A Xandô, marca de leite pasteurizado produzido na Fazenda Colorado, de Araras (SP), aumentou em até 40% as vendas esta semana, informou Carlos Alberto Basetti, diretor da empresa.
"Não estamos dando conta de atender os pedidos. Pena que é um período sazonal", afirma.
Por ter um prazo de validade menor -sete dias-, o leite pasteurizado perdeu mercado para o UHT, que permite armazenamento de até seis meses. Além disso, o preço é até 20% superior. Com isso, atualmente, a versão longa-vida detém 76% do mercado de leites do País, segundo a Associação Brasileira do Leite Longa-Vida (ABLV).
A expectativa da direção da Xandô é que parte dos consumidores que optarem, neste momento, pelo leite pasteurizado, continuem comprando o produto mesmo com o fim das notícias sobre as irregularidades encontradas em duas cooperativas mineiras. A líder do mercado informa que o leite longa-vida não afeta o resultado da Bela Vista. A empresa espera crescer este ano 10%, impulsionada pela melhora na distribuição e pela variedade de derivados lácteos que oferece.
Além disso, segundo o diretor da Bela Vista, a empresa possui um sistema de entregas em domicílio que concorre com a praticidade do longa-vida. "Fazemos entregas até três vezes por semana sem valor mínimo pedido", afirma Passarini.
A Xandô e a Bela Vista produzem leite pasteurizado tipo A, classificação que é dada de acordo com práticas de produção. Os leites A são produzidos, processados e embalados na mesma empresa.
Longa-vida
No caso das vendas de leite longa-vida, segundo a direção da ABLV, até o momento as vendas estão normais. "Ainda é cedo para avaliarmos o impacto registrado no comércio de lácteos em função das notícias veiculadas na imprensa.
Mas o mercado de leite longa-vida é muito consolidado e não deve ter sido afetado significativamente", afirma o diretor executivo da associação, Nilson Muniz. A ABLV representa 30 empresas do setor lácteo, que respondem por 80% do mercado de leite longa vida.
Um comentário:
O leite longa vida já é uma fraude natural.
Postar um comentário