sexta-feira, julho 13, 2007

Tentativas de embargo à carne brasileira continuam

COntinuam as tentativas de impedir a venda de produtos brasileiros em países protecionistas. Porém, como podemos verificar na nota abaixo, até mesmo os protecionistas tem alguns limites à esta atitude

Europa rejeita pedido de embargar carne brasileira
Agência Estado

Em uma guerra interna contra parte de seus produtores de carne, a Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) avisa que não tomará uma ação contra as carnes brasileiras baseada apenas em argumentos comerciais dos setores mais protecionistas do bloco, mas apenas se for comprovado que o produto do Brasil representa riscos para a saúde.

Nesta semana, grupos de lobistas da Irlanda e do Reino Unidos enviaram um pedido para que o ombudsman da Comissão Européia avalie a possibilidade de que seja aberto um caso contra o Brasil e que um embargo seja estabelecido. Na próxima segunda-feira, o tema fará parte das discussões no Parlamento Europeu. Para Bruxelas, porém, um embargo somente pode ser colocado por "razões de saúde", em uma crítica indireta às intenções dos lobistas.

Em abril, o jornal O Estado de S. Paulo antecipou que os produtores irlandeses estariam estudando a iniciativa de levar o caso ao ombudsman do bloco, em uma última e desesperada tentativa de frear as importações vindas do País, alegando falhas na fiscalização sanitária brasileira. Mas entre os funcionários da Comissão, a medida é vista com pouca credibilidade e como um argumento para justificar uma proteção.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e a nota foi encontrada em http://www.cosmo.com.br/hotsites/agronegocios/integra.asp?id=200662 (Cosmo Agronegócios)

Nenhum comentário: