terça-feira, julho 31, 2007

Agronegócio cresce apesar do aumento dos custos

AGRONEGÓCIO ELEVA PRODUÇÃO, MAS SETOR RECLAMA DE AUMENTO DE CUSTOS

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 1,29% nos primeiros quatro meses deste ano, de acordo com cálculos da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

A pecuária teve o maior crescimento (1,83%) entre os segmentos analisados para o cálculo do PIB. Mas os resultados também apontam que o lucro dos produtores diminuiu, já que aumentou os gastos com principais insumos, como herbicida, inseticida, fungicida e fertilizantes, aumentaram. A segunda maior alta do PIB agrícola foi de insumos, com 0,93%.

Segundo o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta, diz que o fator cambial, o aumento nos preços dos insumos e a falta de infraestrutura do país fizeram com que a renda dos produtores ficasse prejudicada. "O produtor está precisando ter cada vez mais produtos para consumir os mesmos insumos. Eles estão pagando por uma ineficiência".

Na agricultura, os produtos que apresentaram maior crescimento foram milho, algodão, cana-de-açúcar e tomate. Os produtos que tiveram maior alta de preço foram o tomate, trigo e milho.

Em contrapartida, a batata, cebola, feijão e mandioca tiveram seus preços reduzidos. Já na pecuária, o leite e o frango foram os produtos destacados, e tiveram aumento de preços pagos aos pecuaristas (PanoramaBrasil, 27/7/07)

Nenhum comentário: