sexta-feira, julho 31, 2009

Horta doméstica High Tech desenvolvida pela NASA

Achei no blog da Globo Rural um post sobre uma invenção da NASA que possibilita a produção de pequenas hortas em casa no estilo hightech:

Horta futurista
Qua, 29/07/09 por Mariana Caetano

Um equipamento que permite o cultivo de uma espécie de “mini-horta”, desenvolvido por cientistas da Nasa, é uma alternativa para quem mora em apartamento ou numa casa pequena mas deseja manter um cantinho verde – ou até mesmo cultivar o próprio alimento.

A máquina, produzida comercialmente pela empresa norte-americana Prepara, lança nas raízes das plantas centenas de pequenos jatos contendo nutrientes – o que, segundo os cientistas, proporciona o crescimento do vegetal em um ritmo mais acelerado que o normal. A técnica é conhecida como aeroponia, e foi projetada pela Agência Espacial Norte-Americana para ajudar astronautas a consumir alimentos mais saudáveis durante as missões.

“Os vegetais começam a brotar em cinco dias, em média. No cultivo tradicional espera-se até 120 dias para que a planta cresça. Com nossa máquina, são cerca de 90 dias. No verão, com mais luz no ambiente, esse tempo pode ser diminuído para cerca de 60 dias”, afirma Anthony Freedman, diretor comercial da Prepara.

O invento, chamado de “Power Plant” (algo como “Super Planta”, numa tradução aproximada para o português), está disponível em dois tamanhos. O menor, com 15 centímetros de altura e 20 centímetros de comprimento, é ideal para o plantio de ervas e flores. O maior é indicado para o cultivo de vegetais de grandes proporções e até frutas.

A loja virtual brasileira Inovamundi, que oferece o produto menor por R$ 241, preparou um vídeo com instruções de funcionamento.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal e de otimo proveito seu blog. Muito util no dia-a-dia do agricultor que busca se informar.
Parabens pra vc.