A FAO (Food and Agriculture Organization) publicou em seu website um livro sobre Administração de Marketing Agrícola e de Alimentos que pode ser encontrado em http://www.fao.org/DOCREP/004/W3240E/w3240e00.htm e no decorrer do texto existem vários estudos de casos sobre aplicações de marketing na produção agrícola e em especial em países em desenvolvimento.
Estarei aos poucos citando alguns destes interessantes casos. O caso de hoje explica como Comitê de Marketing de Algodão do Zimbabwe conseguiu aumentar sua rentabilidade através do conhecimento das necessidades de seus clientes e no desenvolvimento de produtos para suprí-las.
Todo o sistema era controlado por este orgão que comprava e armazenava todas as sementes, processava e comercializava e também determinava quais variedades os produtores deveriam plantar.
Com base em pesquisas de mercado, o programa de melhoramento genético era direcionado para o desenvolvimento de produto que o mercado queria. Para garantir qualidade do produto criou um rígido padrão com 4 diferentes niveis e remunerava os produtores de acordo com sua qualidade. Conseguindo assim um preço premium por suas exportações.
Identificou segmentos específicos de mercado e fugia da competição dos grandes produtores. O sistema inteiro,produtores, pesquisadores, extensionistas, compradores e exportadores, é orientado na direção de satisfazer as necessidades do mercado, garantindo assim a remuneração.
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